<< Voltar     


Bruk - Embalagem que facilita a separação de materiais para reciclagem

Categoria: Sustentabilidade

Ano de lançamento: 2022

Tags: embalagem, sustentabilidade, reciclagem


Fonte: Inova Social


O projeto da Bruk foi criar uma embalagem que parecesse despretensiosa e familiar, para que os consumidores reconheçam a forma e a aparência geral do recipiente. O que diferencia a Bruk de outras caixas para bebidas é o que acontece dentro dela: quando os usuários terminam de consumir o conteúdo da embalagem, eles podem simplesmente rasgar a Bruk ao meio pela parte superior. Uma vez que a cobertura de papel é rasgada ao meio, o revestimento de polietileno de alta densidade (PEAD) é “revelado” e pode ser reciclado separadamente.

Embalagens longa vida usam menos plástico do que as embalagens feitas inteiramente de PET, mas essa construção em camadas das caixas de papel complica o processo de reciclagem. Antes do início do processo de reciclagem, o plástico e o papel devem ser separados, o que requer um processo especial que é caro e não está prontamente disponível em todo o mundo.

Em um esforço para agilizar o tempo de separação dessas camadas, o designer californiano Pushan Panda criou a Bruk, um conceito de embalagem sustentável que torna a separação do plástico do papel algo tão fácil quanto descascar uma banana.